29 DE JUNHO
Neste dia, nos rituais de Santeria, cubanos, celebrava-se o deus Elegba ou Legba, o senhor dos caminhos, das porteiras e das encruzilhadas, cujo equivalente na Umbanda brasileira é o Exu Guardião. Originariamente, um antigo deus solar em Dahomey, atualmente é uma poderosa divindade do panteão Vodu.
Antigamente, em Dahomey, celebrava-se, neste dia, Minona ou Marmoninon, a deusa do bem e do mal, detentora dos poderes mágicos, mãe, guardiã e protetora das mulheres. Acreditava-se que ela morava nas florestas e podia ensinar a magia – para o bem e para o mal – a todos que a agradecessem e a homenageassem. Conhecida como mãe de Legba e de Fá, ela ensinava, também a adivinhação com sementes de palmeiras. Todas as mulheres tinham um altar para Minona em suas casas, onde lhe ofertavam frutas frescas e pediam-lhes proteção e fartura.
Nas Américas Central e do Sul festejava-se, neste dia, São Pedro, reminiscência das antigas festas solares deste mês. Em Malta, comemora-se o festival Mnarja, reminiscência de uma antiga festa da colheita.
Aproveite as energias e presságios deste dia e conecte-se ao seu guardião, reverenciado-o de acordo com sua fé e conhecimento. Peça-lhe proteção, abertura dos caminhos e força para vencer os obstáculos. Consulte algum oráculo para uma orientação específica ou prepare alguma defesa para si como um talismã, patuá, amuleto ou runa de proteção.