ARCANO XIV – A TEMPERANÇA (A ARTE)
Essa lâmina mostra um ser alado, com dois recipientes nas mãos, vertendo água de um para o outro. É o símbolo da transformação interior. É a transmutação de idéias e desejos mais baixos em força criadora que ocorre na ascensão espiritual. Por ser hermafrodita, a figura representa a união de forças contrárias em prol de um bem comum. Simboliza a comunhão dos opostos, a unificação entre razão e emoção. É um arcano que traz consigo a idéia de purificação, de equilíbrio, no sentido de olharmos para dentro e transmutarmos o que há de negativo. É a vida constantemente mudando.
Tem relação com o Arcano VI e simboliza aqui, a consumação do Grande Rito e a transformação ocasionada pela junção de dois opostos (vide Arcano VI). Pode indicar um sinal divino, pois seres alados são freqüentmente associados a mensagens provenientes de planos superiores.
Palavras-chave: profunda transformação interna, comunhão, (re) conciliação, tolerância, amor ao próximo, apatia, não deixar-se incomodar pelos problemas alheios, mente preconceituosa, dependência de alguém para manifestar idéias ou atitudes, desequilíbrio, perda da medida, ponte entre o inconsciente e o consciente, incapacidade de harmonizar intelecto e sensibilidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário