Tarot~~Espelho da Alma~~

ESPELHO DA ALMA*LINGUAGEM DA LUZ

sexta-feira, 7 de março de 2014


Carta do Dia: A ESTRELA

“Eu sei que é terrível tentar manter a fé quando as pessoas estão fazendo coisas tão horríveis… Mas, quer saber no que eu às vezes penso? Eu penso que o mundo está atravessando uma fase, da mesma maneira que eu atravessei uma fase difícil com minha mãe. Vai passar. Talvez não leve centenas de anos, mas algum dia irá terminar. E eu ainda acredito, apesar de tudo, que as pessoas são boas, no fundo dos seus corações.”
Anne Frank _ (Frankfurt am Main, 12 de Junho de 1929 — Campo de Concentração Bergen-Belsen, início de Março de 1945)
     EstrelaAntes da 2ª Guerra Mundial parte da Europa tolerava o racismo e o anti-semitismo como algo normal e até natural. Quando os nazistas levaram a extremos inimagináveis essa maneira enganosa, tendenciosa e preconceituosa de pensar e agir, o resto do mundo percebeu que não poderia sob qualquer circunstância aceitar ou continuar sendo complacente com o ódio. Esse tipo de revisão e reforma de filosofia, direcionamento e intenção é a base do significado do Arcano XVII, a Estrela.
     A Estrela é a 17ª carta dos Arcanos Maiores e pode ter sua numeração (17) reduzida (1+7) a 8, que é o número da carta da Justiça, dentro do padrão Marseille do tarot. É a combinação da racionalidade, imparcialidade e do equilíbrio (Justiça) com a intuição, harmonia e fé que a Estrela propõe. Também podemos ver nessa carta a necessidade de perseverarmos, de mantermos a confiança em nós mesmos e sermos otimistas (o Carro, arcano 7) e aproveitarmos as oportunidades e sabermos nos adaptar às circunstâncias ( a Roda da Fortuna). Mal canalizada, a energia da Estrela pode ser notada naquelas pessoas que vivem apenas de uma vaga esperança, em nada contribuindo para que as coisas aconteçam, talvez, até mesmo, por duvidarem da sua própria fé.
     Depois da destruição da Torre, a Estrela irradia regeneração. Se a Torre nos mostrou um retrato da nossa humana arrogância, que acaba degenerando em algo desastroso, a Estrela nos fala da humildade que devemos ter em nos considerarmos partes da Natureza. Nem melhores ou piores que os demais seres e elementos que a compõe mas iguais em importância.
     O seu signo astrológico é Aquário, o aéreo pacífico, amoroso e inspirado aguadeiro dos deuses e, portanto, a água tem um papel importante na simbologia desse Arcano. Não são apenas os cristãos, com o seu batismo nas águas que os lava do pecado original. Antes das 5 orações diárias, os seguidores do islamismo se lavam, num ato de purificação para “falar” com Deus. Os hindus consideram as águas do rio Ganges sagradas e nelas se banham, pois antes de chegarem à Terra elas escorrem entre os pés de Vishnu. Também os judeus têm banhos rituais e para muitas religiões esse é o primeiro passo para unir-se com Deus.
     Além da idéia de união com a Natureza, com o Divino, a nudez e simplicidade dessa carta nos remete às origens da vida (Binah). A Estrela nos dá coragem para termos a esperança de que o nosso mundo também irá renovar-se, purificando-se nas águas, pois ainda que soframos desastres (a Torre) de percurso, a vida continua. A Estrela é o 28º Caminho da Árvore da Vida cabalista e une Yesod ( o Alicerce) a Netsach (a Vitória). É a força do  trabalho emocional que desenvolvemos quando desejamos transformar uma idéia em realidade. É uma fusão de dois fluxos de consciência para criar um outro, maior, que podemos denominar intuição. Podemos então dizer que a Estrela não é necessariamente apenas a sequência da Torre, mas uma alternativa a ela. Nós podemos mudar nossos destinos e para tanto basta-nos ter a necessária humildade de nos submetermos, de nos curvarmos, de trazermos o nosso ego a um ponto de equilíbrio, lavando-0 das máculas do orgulho, da vaidade, do egocentrismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário