Tarot~~Espelho da Alma~~

ESPELHO DA ALMA*LINGUAGEM DA LUZ

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013



Voa, voa


Bσrbσlєtєαndσ


  A borboleta possui diversos significados nas diferentes culturas. Mas está sempre associada aos processos de:

  Metamorfose 
  Viagem 
 Libertação 
 Morte e Renascimento...

 Ela está relacionada à Alma, ao Espírito, ao Sopro Vital 

               Na cultura greco-romana, assim como na egípcia, acreditava-se que a alma deixava o corpo em forma de borboleta. A palavra psique, em grego, quer dizer ao mesmo tempo espírito e borboleta. Nos afrescos de Pompéia, a psique é representada por uma criança com asas de borboleta. Para a civilização asteca, ela era o sopro vital que saía pela boca do morto, além de estar associada a uma divindade (Itzpapalotl, cruzamento de uma mulher com uma borboleta).
                 Na cultura japonesa as borboletas são consideradas simbólicas de bênção matrimonial e muitas famílias japonesas usam a borboleta nos seus brasões de família. Os alemães acreditam que as borboletas, em virtude de serem encontradas várias vezes a pairar sobre a manteiga ou leite, que são bruxas a tentar roubar o creme. Num dos dialectos russos, as borboletas são referidas como "dushuchka" que é um derivado de "dusha" quer é um sinônimo de alma. Existe um ditado popular Irlandês que se refere ao significado simbólico das borboletas. "As borboletas são as almas dos mortos que aguardam a passagem pelo purgatório".
                  Existe uma pequena cidade no México que também associa as borboletas com as almas dos mortos. É para esta cidade que as Borboletas Monarca migram todos os anos, perto do feriado também conhecido como o Dia dos Mortos. Os residentes desta cidade vêem estas borboletas como o retornar das almas dos falecidos.
                  Existe uma lenda Nativo Americana que diz: " Se tiveres um desejo secreto, captura uma borboleta e segreda-lhe o teu desejo. Uma vez que as borboletas não falam, o teu desejo secreto estará em segurança. Liberta a borboleta, e ela irá transportar o teu desejo até ao Grande Espírito, que só ele sabe ler os pensamentos das borboletas. Por teres libertado a borboleta, estás a ajudar a restaurar o equilíbrio da natureza, e os teus desejos serão realizados certamente."
                  No Feng Shui, o uso de borboletas é considerado o mesmo que o uso simbólico de pássaros. Ambos, pássaros e borboletas, tem significados mais profundos e relacionadas às coisas da alma e do divino! Na antiguidade, os pássaros sempre fizeram parte da vida das pessoas, geralmente ligados ao sobrenatural, ao mistério, à magia e à religião.

Borboleta em outros idiomas

 alemão - SCHMETTERLLING             árabe - FARAASH
basco - TXIMELETA                      finlandês - PERHONEN
 francês - PAPPILLON                   grego - PETALOUDA
 havaiano - PULELEHUA       hebraico - PAPAR               islandês - FIDRILDI
italiano - FARFALLA           japonês - CHOCHO                mandarim da China - HU-DIÉ
marathi da Índia - FULPAKHARU                   polonês - MOTYL
 romeno - FLUTURE                russo - BÁBOTSCHKA
 sueco - FJÄRIL       tupi-guarani - PANAPANÁ           turco – KELEBEK

Josie Butterfly



Nenhum comentário:

Postar um comentário