O Cocar
O livro “As Cartas do Caminho Sagrado” foi escrito por Jamie Sam e vem acompanhado de 44 lâminas que servem de orientação, principalmente, de ordem espiritual, com base na cultura indígena norte-americana. Deixo aqui um memo para mim mesmo com uma síntese do capítulo que fala a respeito do cocar.
O Cocar era o símbolo de um Chefe: um Guerreiro que era seguido por todos, por causa de sua sabedoria, e a quem o Povo recorria em busca de conselhos. Era alguém que já havia integrado a sua Magia Pessoal. Ele havia conquistado o direito de usar o Cocar de Guerra porque sabia realizar avanços: ele próprio avançava através de seus atos de bravura, fazia avançar seu Clã através da Contagem de Golpes [1] e fazia avançar sua Tribo ou Nação provendo às necessidades de todos os seus membros.
Os Chefes de Cocar da América Nativa recebiam as Penas de Golpe para os seus cocares quando atendiam às necessidades do seu Povo.
Para obter as penas do Cocar não se costuma matar as Águias. Os jovens Bravos sabem preparar suas armadilhas usando coelhos vivos. Amarrava-se o Coelho num ninho, que era depositado sobre uma fenda na rocha. Debaixo desta fenda um ou dois jovens Bravos ficavam esperando em silêncio.
Quando a Águia pousava, atrás do seu jantar, os Bravos precisavam ser muito ágeis para arrancar-lhe uma pena da cauda ou da asa. Se eles não agissem rapidamente, a Águia poderia ferir suas mãos com o bico ou com as suas garras afiadas.
Capturar uma Pena de Águia constituía um dos testes de coragem no caminho para se tornar um Guerreiro e era considerado uma forma de ascensão social dentro da Tribo. (…)
Se o Cocar apareceu hoje em sua sequência de cartas, este é o seu momento de avançar. Não desperdice energia tentando voltar atrás ou permanecendo indeciso.
Você já se encontra preparado para dar o próximo passo dentro do Caminho Sagrado. Você conquistou o direito de ser iniciado nas próximas etapas de Mistério da Vida, como um verdadeiro Chefe de Cocar. Lance mão de sua Sacola de Talismãs [2] e de todas as forças que ela representa e avance com toda a disposição!
Este avanço pode ser realizado em todos os níveis. O seu processo de cura, em nível físico, emocional, mental e espiritual, poderá ser alcançado através de suas próprias experiências de vida. Agora chegou o momento em que você poderá moldar o seu destino através de cada pena que já recebeu e arravés das vitórias que conseguiu alcançar.
Chegou também o momento de ver o futuro que você mesmo escolheu abrir-se à sua frente. A sua Magia é poderosa e lhe permitirá o avanço de que necessita neste momento.
~Jamie Sams, extraído do livro As Cartas do Caminho Sagrado
Nenhum comentário:
Postar um comentário