Tarot~~Espelho da Alma~~

ESPELHO DA ALMA*LINGUAGEM DA LUZ

quarta-feira, 30 de março de 2011

MULHERES & DEUSAS: AS DEUSAS VOTADAS AO DESCRÉDITO

MULHERES & DEUSAS: AS DEUSAS VOTADAS AO DESCRÉDITO: "AS DEUSAS VOTADAS AO DESCRÉDITO E OSTRACIZADAS… PELOS DEUSES DO OLIMPO… NA Oristeia as E



MULHERES & DEUSAS

..."E são estes mistérios que convem abordar. Com respeito, com audácia e inocência, tentando recorrer à intuição sagrada, essa “ignorância” à qual nós não sabemos fazer suficientemente confiança.”









NA Oristeia as Erínias são representadas normalmente como mulheres aladas de aspecto terrível, com olhos que escorrem sangue no lugar de lágrimas e madeixas trançadas de serpentes, estando muitas vezes acompanhadas por muitos destes animais. Aparecem sempre empunhando chicotes e tochas acesas, correndo atrás dos infractores dos preceitos morais.





As Erínias são divindades ctónicas presentes desde as origens do mundo, e apesar de terem poder sobre os deuses, não estando submetidas à autoridade de Zeus, vivem às margens do Olimpo, graças à rejeição natural que os deuses sentem por elas (e é com pesar que as toleram, pois devem fazê-lo). Por outro lado, os homens têm delas medo, mesmo pânico, e fogem delas. Elas eram forças primitivas da natureza que actuavam como vingadoras do crime, reclamando com insistência o sangue maternal derramado, só se satisfazendo com a morte violenta do homicida…





O veredicto de Atenas é condenar ao descrédito a Mãe e a Rainha e aceitar a sua morte pelo seu próprio filho a vingar a morta do pai e por ela – a nova deusa em vigor em Atenas – ter nascido da cabeça do pai depois que ele engoliu a sua mãe Métis, grávida de si... Esta imagem representa com efeito o que sucedeu na terra com os poderes da Deusa Mãe e com a Mulher…a mulher passou a ser “igual” ao homem e viver de acordo com as suas leis e Atena ao absolver Orestes que matara a mãe, alegando em sua defesa, não haver crime uma vez que não havia mãe, ou maternidade, mas sim Pai e o poder paternal anunciava um outro mundo. E é na base dessas leis e nesse Mundo que ainda todos os Sistemas patriarcais vivem. rínias são representadas normalmente como mulhe..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário