Tarot~~Espelho da Alma~~

ESPELHO DA ALMA*LINGUAGEM DA LUZ

sábado, 21 de janeiro de 2012

Baba Yaga


Celebração do Dia

Add caption


21 DE JANEIRO
Dia Universal da Religião, honrando todos os caminhos e práticas espirituais.
Celebração de Baba Yaga ou Jedza, nos países eslavos. Baba Yaga era uma deusa anciã, representada como uma mulher enorme, velha, de cabelos desgrenhados e com pés e bico de ave. Ela construía sua casa com as ossadas dos mortos, andando sempre acompanhada por uma serpente. Esta simbologia, utilizada de forma pejorativa pela Igreja Católica para descrever as bruxas, sintetizava, na verdade, a ideia da morte e da reencarnação, os ossos dos mortos servindo para construir uma nova casa. A mulher velha era o aspecto da anciã da Grande Mãe, estando o poder de transmutação da Lua Negra representado na figura da serpente.
A lenda de Baba Yaga sobreviveu nas famosas bonecas russas de encaixar, as “matrioshka” e nos bordados dos trajes típicos. A “matrioshka” representa a Deusa, que dá e tira a vida, parindo e recebendo de volta em seu ventre suas numerosas filhas.
Dia dedicado às anciãs, às avós e às práticas de purificação.
Honre a face da anciã da Deusa, fazendo uma gentileza ou dando um presente para uma mulher idosa. Se preferir, participe de um culto aos antepassados. Adquira uma matrioshka e coloque-a em seu altar como representante da Grande Mãe, doadora da vida e da morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário