Tarot~~Espelho da Alma~~

ESPELHO DA ALMA*LINGUAGEM DA LUZ

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Anuário da Deusa


Celebração do Dia

Na mitologia Hindu, Aditi é a mais antiga das deusas, a Deva-matri – a “mãe dos deuses”. Está associada ao infinito visível, ao que existe no espaço sem fim acima da terra, além das nuvens, acima dos céus.
agniAditi é a mãe de Agni.
Fogo, do sânscrito अग्नि, Agni é o deva (espírito/anjo na mitologia Hindu) gémeo de Indra, quase tão poderoso e importante como ele, que é o deus das tempestades…
24 DE OUTUBRO



Celebração dos espíritos do ar, os Devas e das deusas ligadas ao elemento ar como Aditi, Arianrhod, Maat, Minerva, “A Mulher que Muda” (Etsanatlehi), Nuit, Sarasvati e Sophia.
Na Mesopotâmia, antiga celebração da deusa Ninlil, a senhora dos ventos, guardiã da Terra, do céu, do ar e do mundo subterrâneo. Seus emblemas eram a montanha celeste, as estrelas, a árvore de galhos entrelaçados e a serpente. Padroeira da cidade de Nippur, ela foi aos poucos assimilada no culto das deusas Ishtar e Belit.
Dia dedicado a Uriel, o anjo da justiça.
Aproveite este dia e faça uma boa purificação na sua casa. Queime em cada cômodo, incenso de olíbano ou mirra, em movimentos circulares no sentido anti-horário, tocando um sino ou chocalho. Coloque depois pout-pourris em todos os quartos, enquanto ouve uma música suave para reverenciar os espíritos do ar. Ore para as deusas da sabedoria, pedindo equilíbrio mental e discernimento em suas decisões e o bom uso de suas habilidades e poderes mentais  "" DEUSA ADITI~~.Diz-nos a Wipidedia que o nome Aditi provêm do sânscrito अदिति e está relacionado com os conceitos de livre, desimpedido.************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************

MAAT - DEUSA EGÍPCIA DA VERDADE E DA JUSTIÇA


Não há Justiça sem Verdade e no mundo patriarcal a verdade que se instituiu ao longo dos milénios, é parcial e exercida em um só sentido, o do mais forte. A falta de equilíbrio entre os dois Princípios e polos complementares, feminino e masculino, cada um representando um dos pratos da balança da Justiça pesa de facto só para o lado masculino, para o lado do Homem.
*
A Mãe é engolida por Zeus e a filha Atena, que celebra a justiça dos homens, nasceu da cabeça do Pai . Impera a razão, a força da espada e o domínio, sem amor, sem sentimentos, sem receptividade. A civilização da Espada sobrepõe-se à civilização do Cálice. Assim, não havendo equilíbrio entre os polos, não há Verdade, não havendo verdade não há Justiça no mundo do Homem.**********************************************************************************************************************************************************************************************************************************


****************ATENA, A DEUSA DA SABEDORIA~GUERREIRA**************************************

Atena (Minerva), deusa da sabedoria, da idéia civilizadora, da vitória nas guerras e da inteligência das estratégias, era uma das divindades mais importantes e cultuadas na Grécia antiga.
Na tradição mais aceita da lenda, Atena teria nascido do crânio de Zeus (Júpiter), herdando do pai a sabedoria roubada a Métis (Prudência). O mito de Atena interliga a sabedoria à castidade, o sexo escraviza o homem, atrai-lhe a paixão, desequilibra-o emocionalmente. A castidade constrói, alia-se à pureza do corpo e da alma, assim, entre os gregos, sabedoria e sexo opõem-se, prudência e bom senso aliam-se. Atena escolhe a virgindade como símbolo da sua sabedoria. Sendo uma das mais belas deusas do Olimpo, ela não cede aos assédios impetuosos e constantes dos outros deuses, mantendo-se casta.
Entidade guerreira, é justa nos campos de batalhas. Enquanto Ares (Marte), faz verter o sangue dos dois lados da guerra, Atena protege os justos, fazendo tombar os insensatos. Na concepção grega, os seus soldados são o mais próximos da filosofia da razão estratégica, os mais justos contra os outros povos beligerantes que os cerceiam, Atena é a protetora universal dos exércitos helenos. Na guerra de Tróia, manteve-se corajosamente ao lado dos gregos, enquanto que outras divindades olímpicas dividiram-se entre gregos e troianos.
Atena é a maior protetora da civilização grega, a mais nacionalista, a que mais contribui para o seu avanço, oferecendo àquele povo a oliveira, o leme, o tear e a flauta, simbolizando respectivamente o alimento (azeite), o progresso (como conduzir os barcos), o trabalho têxtil, e a arte, neste caso a música, essência da sabedoria daquele povo do extremo oriente do mar Mediterrâneo.
Deusa da sabedoria e da arte da guerra******************************************************************************************************************************************************************************************
~ Mãe Noite, Nut representa a luna,
Ela  é a deusa do firmamento e da chuva, e é também uma deusa guerreira habilidosa nas artes domésticas. Ela é a grande tecelã do


NUIT ou NUT, deusa do céu que acolhe os mortos no seu império, é muitas vezes representada sob a forma de uma vaca. Com o seu corpo alongado, coberto por estrelas, forma o arco da abóbada celeste que se estende sobre a terra. É como um abraço da deusa do céu sobre Geb, o deus da Terra. Nut e Geb são os pais de Osiris, Isis, Seth, Néftis e Hathor. Osiris e Isis já se amavam no ventre da mãe e a maldade de Seth, logo ficou evidente, quando ao nascer, este rasgou o ventre da mãe. Nuit ou Nut - Noot pronunciado - era a deusa egípcia do céu e do céu. Ela era filha do deus do ar, Shu e das deusas da água, Tefnut. Nuitera, é geralmente descrit
Nuit ou Nut é a mãe de todas as divindades. Ela uniu-se ao seu irmão, o deus Geb  em um apertado abraço apaixonado até  serem separados por Shu ("ar") sob as ordens de Rá. Ra ficou aborrecido porque Geb e Nut tinham estavam juntos sem seu conhecimento e concordância. Na expectativa de que haveria um resultado natural da sua afeição, ele declarou que Nut não poderia ter filhos em qualquer dia de qualquer mês de qualquer ano. O deus Thoth veio para ajudar Nut. Ele estava jogando damas com a Lua e ele tinha ganho o suficiente de luz da lua para fazer até cinco dias novos. Visto que essa época não estava na agenda oficial, Nuit pode ter um filho em cada novo dia. .

Como a Mãe Noite, Nut representa a luna,o inconsciente, a lua, feminina, o corpo emocional. Seu glifo muitas vezes retrata duas setas cruzadas contra uma pele de leopardo. Nuit ou Nut é associada com o elemento ar, o arco-íris e a amoreira. Nut, por vezes, representa a «ressurreição» também.
Ela  é a deusa do firmamento e da chuva, e é também uma deusa guerreira habilidosa nas artes domésticas. Ela é a grande tecelã do universo. 



Nuit


Quando os fios do amor
Dobram lentamente e a
Lua nasce mais vez dentro
De meus olhos cobertos
De silêncios, o meu ritmo
É doce e lento, a minha
Pele fica coberta de estrelas:
desenho sonhos em meu
Corpo, bordando o céu com
Todas as galáxias e abismos.

Abro os meus braços para
Arquitetar a melhor fantasia,
Tecendo asas, arrancando
Palavras guardadas na boca
Meiga da poesia.
Eu sou o contínuo espaço cósmico,
O tempo fora do tempo, a eterna
Noite engolindo o sol e o dia.
Curvo-me sobre o meu amor
E o guardo em meu mistério infinito.
E apenas sinto.
E apenas sinto.*********************************************************************************************************************************************************.*********************************************************************************************************************************************
Celebração dos espíritos do ar, dos Devas e das deusas ligadas ao elemento ar como 

Aditi, Arianrhod, Maat,Minerva, " A Mulher que Muda" (Estsanatlehi), Nuit, Ninsaba, Sarasvati e Sophia.
Aproveite os influxos deste dia e faça uma boa purificação em sua casa. Quime em cada cômodo incenso de olíbano ou mirra, em movimentos circulares no sentido anti-horário, tocando um sino ou chocalho. Coloque depois pour-pourris em todos os quartos enquanto põe uma música suave para reverenciar os espíritos do ar. Ore para as deusas da sabedoria pedindo equilíbrio mental e discernimento em suas decisões e o bom uso de suas habilidades e poderes mentais.********************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************
Significado da carta
A Mulher Mutante entra girando na sua vida para dizer que os caminhjos para a totalidade está em aprender a respeitar os seus ciclos. Ciclos menstruais são um aspecto importante de ser mulher. Nós sangramos mas não morremos, portanto, podemos levar a vida a diante. Continuando a danças nossos ciclos, chegamos a menopausa quando deixamos pra trás a época fértil, de fecundação de filhos, e retemos nossa sangue sábio dentro de nós. Então podemos ser uma fonte de sabedoria para nossos entes queridos e para a comunidade ao nos tornarmos bruxas, o que significa "mulheres sábias".
Você celebra a sua menstruação e a vê como uma época de interiorização? Como uma época de abandono, de deixar morrer para que o novo possa chegar? Ou você adotou o ponto de vista patriarcal de que a menstruação é algo impuro, algo que deve ser escondido? A menopausa enche você automaticamente de medo de ficar velha e feia, de não ser mais valorizada e digna numa cultura que adora a juventude? Você se sente desamparada numa sociedade que leva as mulheres a esconder seus períodos de sangramento, regular seus hormônios tomando pílula e adiar a menopausa por meio de TRE (terapia da reposição de estrpgeno)?
Respeitar os ciclos também significa honrar seu processo único, seu caminho único na vida. Você pode estar no meio de um ciclo vital particular ao qual deve render e honrar. A Mulher Mutante diz que a totalidade é alimentada quando proclamamos o poder em nossos ciclos prestando atenção a eles e celebrando-os. Ao celebrar nossos ciclos, nós nos celebramos como mulheres.******************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************

Sofia, Deusa da Sabedoria.

O nome Sofia vem do grego e quer dizer sabedoria.

É uma figura feminina, semelhante à alma humana e simultaneamente um dos aspectos femininos de Deus.

É considerada uma das responsáveis pela criação do mundo material.

Para entender um pouco o mito de Sofia temos que partir de um sistema unitário, de um Deus (Uno).

Desse começo unitário, o Uno emanou seres celestiais (Aeons), e juntos formaram a Totalidade Divina (Pleroma).

Mas num determinado momento, um desses Aeons, tentou quebrar a barreira divina. E nessa tentativa, esse ser celestial caiu e perdeu seu contato com a Luz. Essa queda acidentalmente criou a alma e a matéria. Transformou o ser que era imaterial, em material. Sofia era este ser, este Aeon.

A queda de Sofia a deixou confusa e com uma saudade incontrolável. Também sentiu medo e angústia por ter perdido a vida que tinha. Cristo é então enviado pelo Uno para trazer Sofia de volta à Totalidade. Ele a faz ver novamente a Luz e lhe dá o conhecimento do espírito (Pneuma).

Para alguns estudiosos, o drama da redenção de Sofia através de Cristo é o tema central do universo. Para outros, Sofia é o Espírito Santo feminino, a Sabedoria Divina personificada.

A historia de Sofia segue um padrão clássico de estágios do drama grego: o conflito, a derrota, a lamentação e a redenção conseguida com o contato com o Divino.

Diz-se que Sofia não é somente uma alma feminina, mas a alma de todas as coisas e pessoas onde todos nós estamos à procura da nossa totalidade.

Na Grécia atual celebra-se hoje Santa Sofia, reminiscência da Deusa Sofia. É um bom momento para se avaliar maneiras de se contatar a sabedoria interior por meio de práticas de equilíbrio mental e emocional. Peça à deusa inspiração para que lhe caiam os véus que obscurecem sua visão psíquica permitindo-lhe colher os frutos de sua sabedoria ancestral.*********************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************
Sarasvati é a deusa hindu da sabedoria, das artes e da música e a shákti, que significa ao mesmo tempo poder e esposa, de Brahma, o criador do mundo. Ela é representada como uma mulher muito bela, de pele branca como o leite, e tocando sitar (um instrumento musical).
Ela é a protetora dos artesãos, pintores, músicos, atores, escritores e artistas em geral. Ela também protege aqueles que buscam conhecimento, os estudantes, os professores, e tudo relacionado à eloquência. Seus símbolos são um Cisne e um Lótus Branco.**********************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************
Arianrhod (País de Gales) - Deusa, aspecto da Mãe, da Deusa Tripla na Irlanda. Honrada na Lua cheia, Deusa da beleza, fertilidade, reencarnação.
A Deusa Arianrhod, é uma das faces da Deusa Mãe em Avalon. Ela era a mãe de Llew ( Deus Sol Gales) e Dylan (Deus do Mar). Seu nome literalmente significa "Roda Prateada", e sua morada, Caer Arianrhod, nada mais é do que a Via Láctea.
Ela é retratada em Math, son of Manthonwy, e novamente devemos olhar além do que sua lenda conta. Ela é chamada a corte de Math por seu irmão Gwydion, é convocada a ser "Math's Footholder" (algo como: A que segurava o pé de Math). Para realizar essa tarefa, ela deveria provar sua virgindade, pois Math, exceto durante a guerra, só poderia viver se mantivesse seus pés no ventre de uma virgem. Pede-se que ela pise na varinha de Gwydion para verificar se ela de fato era virgem. Ela pisa sobre a varinha, e imediatamente da á luz a seus dois filhos. Dylan rasteja-se e escapa para o mar, enquanto a outra criança é capturada por Gwydion. A furiosa Arianrhod jura a seu irmão que a criança em seus braços nunca terá um nome, nunca empunhará uma espada e nunca possuirá uma mulher da Terra - e que essas coisas só poderiam ser concedidas pela mãe da criança. Com o passar do tempo, através de mentiras, Gwydion consegue enganar Arianrhod, e da um nome e arma á seu filho, mas apenas com a criação de Blodeuwedd que o jovem Llew pode ter uma esposa.
Arianrhod é a representação da Mãe que é sempre virgem...aquela que dá à luz, ainda que não pertença a homem algum. De seu trono astral, ela coloca tarefas a nossa frente enquanto a Roda da nossa vida vai girando...
Na mitologia galesa celta, Arianrhod ou Arianrod (Roda-Prateada ou Círculo de Prata) era a virgem branca, deusa do nascimento, iniciação, morte e renascimento. Faz o circulo do paraíso. Irmã e esposa de Gwydion.~*******************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário