Tarot~~Espelho da Alma~~

ESPELHO DA ALMA*LINGUAGEM DA LUZ

sábado, 22 de outubro de 2011

carta do dia


O Louco por aí!



Tomei a liberdade de denominar o arcano de A Louca, afinal é um deck Mãe Paz visa a perspectiva feminina,certo?Acredito que é um arcano que se auto define, o que ele é esta contido no seu próprio nome: LOUCO. Aqui em português bem popular acho que cabe as palavras/expressões “despirocar, chutar o balde, soltar a franga”.

Sair do controle ás vezes nos ajuda a transcender e encontrar um caminho sagrado através da não racionalização dos sentimentos. Sair do zero para ir encontrar o Mundo, fazer nosso próprio caminho e nossas próprias regras.Não é a toa que no deck Mãe Paz o Louco é representado pela figura central de uma criança nua. O que pode ser mais puro e mais cheio de possibilidades e fé do que uma criança?Mas,nós deixamos a nossa criança interior morrer de fome, as vezes por longos anos e com isso deixamos de alimentar a nossa loucura sagrada: “ O Louco não tem medo de acreditar em algo divino ou maior que o ego. Convida a um regresso aos Mistérios, a um corajoso salto de fé no seio da vivencia cósmica.”

Há quem leve tudo ao pé da letra e ache que vivenciar o Louco é sair por aí fazer o que der na telha.Acredito que até mesmo o Louco tem discernimento das coisas, afinal ele fala a verdade ao Rei (lembram-se do Bobo da Corte) e no auge da sua esperteza diz sem dizer e, se for pego, pede desculpas faz mais uma pantomima e sai de cena ileso. Ele nos incita a transgredir e adotar uma postura de espontaneidade simples e inocente, calando a maldita voz interior negativa que insiste em dizer: mas o que os outros vão pensar se eu resolver usar esse vestido tão curto?” Vicki Noble nos diz:“Os que se identificam com o Louco parecem destituídos de praticidade e insensatos em suas ações;mas assim agem para melhor aproveitar oportunidades e arriscar. Confiam no fluxo de amor que permeia o universo e permitem que seus desejos aflorem até realizar-se.”




Em outros decks o Arcano zero se apresenta de maneira muito curiosa . No Animals Divine ele é o Coiote e fazendo um link com as Cartas xamânicas temos o Coiote como o Trapaceiro ,aquele que arrisca, comete o erro, vacila e ri de si mesmo e no final, continua tentando e rindo. Ele é malandro e nos recomenda que devemos rir dos nossos problemas para nos sentirmos regenerados. Jamie Sans nos diz: “ Caso não seja capaz de rir de você mesmo e de seus desatinos, você perdeu o jogo.O Coiote sempre surge em nossas vidas quando as coisas estão serias demais. A eficácia da cura do Coiote reside justamente no riso e na brincadeira,capazes de abrir caminho para novos pontos de vista.”




No Deck Medicine Woman temos a palavra Semente que é toda a possibilidade de vir a ser/fazer/aprender que o Louco também tem.Vemos uma mulher vestida de amarelo jogando sementes de maneira confiante e despreocupada, a cena nos remete à fartura , a prosperidade que esta imbuída na semente que tem em si todas as possibilidades do mundo.Assim como o Louco, a moça da semente não se preocupa, o que importa para ela é o ato de jogar a semente, ser espontâneo e não se cobrar a germinação de sementes/idéias/atos, comportamentos, deixar fluir .






E para finalizar, uma brincadeira gostosa: sexo! No deck Erótico ( não conheço ele, mas achei curioso!) o Arcano Zero nos mostra uma mulher alucinada de tesão que “ataca” o seu parceiro pelas costas, numa deliciosa brincadeira sexual sem compromisso, só o ato da diversão pela diversão. Sexo pelo prazer de ambos, sem regras e com muito humor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário