Tarot~~Espelho da Alma~~

ESPELHO DA ALMA*LINGUAGEM DA LUZ

terça-feira, 25 de outubro de 2011


Tarot

Textos mais específicos sobre Tarot estão espalhados pelo blog. Você pode dar uma olhada nos textos sob a categoria Tarot ou consultar os links a seguir, que reúne de forma organizada alguns destes posts(mas nem todos):
gnothi seauton (“conhece-te a ti mesmo”) aplicado ao Tarot soa muitas vezes como algo esnobe – e talvez até seja em alguns casos – mas é, fundamentamente, a melhor aplicação deste oráculo. Para quem desconhece, esta era a inscrição na entrada do Templo de Apolo, em Delfos, na Grécia.
Trabalhei para o presidente de uma grande empresa que dizia que a porta da sala dele estava aberta para todos, mas que as pessoas deviam ter em mente algo como “em caso de emergência, quebre o vidro” antes de entrar, pois havia uma hierarquia a ser respeitada, obviamente, e várias questões poderiam ser melhor resolvidas por outras pessoas, cabendo a ele as decisões realmente críticas.
O que eu quero dizer com isso é que há encruzilhadas em que é bom contar com um conselho assertivo das cartas, mas isto não significa que devemos usar o Tarot como “espelho, espelho meu” para toda e qualquer dúvida que apareça. O que observo de muitas pessoas dependentes da previsão é que elas naturalmente se afastam do bom senso, da análise crítica, do contato com a própria intuição e – por que não dizer – do livre-arbítrio. Isto, definitivamente, é algo que não incentivo.
Então, para que consultar o Tarot?
Nada mais natural do que recorrer a um oráculo, seja ele qual for, quando damos de cara com algumas (ou muitas!) obstruções. As pessoas não pensam em Tarot, Astrologia, Búzios, Runas, etc quando estão bem, quando tudo corre de acordo com as suas expectativas. A necessidade surge acompanhada de um problema.
O que ocorre, no entanto, é que o desafio que temos diante de nós é sempre reflexo de algo que precisa corrigido dentro. Nos ensinamentos de muitas escolas, a dor é um mecanismo do universo para indicar que algo necessita de nossa atenção. A negligência foi se acumulando até um ponto em que se tornou inviável seguir em frente sem que os devidos ajustes sejam feitos. As cartas de número 5 nos Arcanos Menores exemplificam muito bem este tipo de situação.
Tudo na vida é energia em diferentes freqüências e densidades. A Medicina Chinesa  compreende claramente que uma condição saudável depende da fluidez harmoniosa da energia em nosso corpo. Quando há excessos ou deficiências, o sistema sai do compasso.
Acontece que da mesma forma que problemas no fígado podem indicar uma raiva exacerbada ou contida, os problemas que somos obrigados a administrar com relacionamentos (familiares, sociais e afetivos), finanças, espiritualidade, etc também possuem ligação direta com a forma que percebemos a vida, sendo que muitas destas impressões são inconscientes e precisam ser trazidas à tona para serem trabalhadas.
Condicionamentos e falsas crenças podem ser extremamente complexas e devem ser tratadas, nestes casos, com um profissional qualificado da área médica – o próprio Tarot pode dar este tipo de recomendação. A maioria dos problemas, contudo (e graças aos Céus), são solucionados com insights a respeito de nossos valores, vaidades e resistências.
Da teoria para a prática, quando uma vida é mapeada pelas lâminas do Tarot é possível fazer uma leitura energética do momento para se observar quais as oportunidades e armadilhas do caminho, identificando os trunfos em nossas mãos e a real natureza dos bloqueios (mais especiaficamente, as prováveis razões para eles existirem).
Muitas pessoas consideram a expressão “despertar de uma nova consciência” como um acontecimento extraordinário e transcendental, mas a verdade é que o desabrochar gradual da consciência humana ocorre todas as vezes em que reconhecemos os mecanismos  da mente que nos causam sofrimento ou, como dizem alguns, quando descobrimos que “a vida não é tão séria quanto minha mente a faz parecer”.


Leia mais: http://zephyrus.blog.br/tarot/#ixzz1bmtDLoAM

Nenhum comentário:

Postar um comentário