Tarot~~Espelho da Alma~~

ESPELHO DA ALMA*LINGUAGEM DA LUZ

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

um pouco da história do *Tarot*




Existem várias lendas e histórias envolvendo a origem do Tarot.  A que mais parece estar próxima da verdade é a que conta que algum tempo antes de a Atlântida sumir,engolida pelo oceano,vários sábios, antevendo a inevitável tragédia, saíram procurando outros povos a fim de transmitir-lhes seus ensinamentos.Muitos desses sábios, conseguiram alcançar o Egito e revelaram aos sacerdotes de lá todo o conhecimento da misteriosa civilização Atlante.
Para evitar o mau uso  de todos esses conhecimentos, os sacerdotes egípcios os revelavam apenas a seus discípulos.No entanto, essa precaução aumentou quando o Egito passou a ser invadido por outros povos.A fim de preservar seus conhecimentos, os sacerdotes decidiram gravá-los em lâminas de metal , sob a forma de símbolos, que só poderiam ser compreendidos por aqueles que lograssem decifrá-los.
O Tarô foi criado desta maneira, reunindo um conjunto de figuras, desenhos e símbolos, em 78 cartas, que resumem informações a respeito da história das religiões, do saber humano e da relação do homem com a energia de Deus.
O tempo foi passando e o tarô tornou-se mais conhecido como um instrumento divinatório e de leitura do destino. Os pesquisadores dizem que usar as cartas do tarô apenas com uma espécie de passatempo, é perda de tempo. Eles afirmam que as lâminas ajudam a desvendar todos os mistérios do homem, da natureza e de Deus. O tarô, desde que foi concebido, passou por várias mudanças e influências, dependendo do país onde era usado, mas, mesmo assim, manteve sua função original: um instrumento que servia ocultistas e magos, conservando alguns de seus símbolos originais.
As cartas do tarô foram redesenhadas diversas vezes em várias versões e mostram figuras do Egito antigo, influências de ciganos, caracteres do alfabeto hebraico e de outros tantos povos.no século 18, na França, surgiu a versão do tarô conhecida até hoje com o tarô de Marselha, muito popular no mundo inteiro.
O tarô também passou a chamar a atenção de cientistas, como o psicólogo Carl Gustav Jung, de origem suíça, nascido no ano de 1875. Após uma ampla análise dos símbolos e mitos em diversas religiões, somou suas pesquisas com as experiências clínicas e acabou desenvolvendo a teoria do inconsciente coletivo, que diz que todos os seres humanos teriam, em sua mente inconsciente, símbolos, referencias, vontades e medos iguais, uns em relação aos outros.
Por fim Jung percebeu que o tarô dispunha desse símbolos, presentes no inconsciente de todas as pessoas, e afirmou ser ele um eficaz instrumento para que  o ser humano se conheça mais.Até hoje, os ensinamentos ocultos nas 78 cartas são constantemente pesquisados e há muito para se ler a respeito do assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário